Calagem e adubação

  • 01/03/2016
  • Preparo do solo



A Calagem é o procedimento de correção de acidez e disponibilização de nutrientes; e a adubação é a garantia de reposição de nutrientes ao solo.

Calagem:

A calagem (aplicação de calcário) visa à correção de acidez do solo e maior disponibilização de nutrientes à planta. A calagem deve ser realizada aproximadamente 60 dias antes do plantio.

Indica-se que deve ser feita no final do período chuvoso ou início do período seco.

Adubação:

É natural que, devido ao uso intensivo do solo, sua fertilidade esteja em constante declínio, necessitando de reposição de nutrientes. Sem pastagem de qualidade não se obtém produtividade e rentabilidade, acarretando na insatisfação do produtor. O mais econômico e melhor caminho é a adubação com mínimos insumos, ou seja, adubação com uma mínima quantidade capaz de suprir a deficiência nutricional da planta forrageira.

Na tabela de adubação encontram-se os nutrientes e os sintomas aparentes que são causados pela deficiência e falta de disponibilidade dos mesmos para as plantas.

Caso sejam detectados tais sintomas nas plantas forrageiras, deve ser feita uma análise de solo e consulta ao engenheiro agrônomo que indicará a adubação necessária.

Categorias

Últimas

  • Análise de solo

    Para uma pastagem de qualidade e bom desenvolvimento da planta forrageira.

  • Solo

    Saiba os fatores mais importantes para a obtenção de pastagens de alta produção.

  • Clima

    Saiba quais situações podem influenciar diretamente na qualidade da pastagem.

  • Preparo de solo

    Cuidados a serem tomados durante o processo para o sucesso da pastagem.